domingo, 2 de agosto de 2015

DEPRESSÃO- COMO LIDAR COM ISSO?


   A GRANDE VILÃ QUE ATORMENTA A MAIORIA DAS PESSOAS PRINCIPALMENTE AS MULHERES, TEM AUMENTADO SUA ESTATÍSTICA DE MODO ALARMANTE!  JÁ SE FALAM QUE A PROBABILIDADE DE SER EQUIPARADA COM AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES SÃO GRANDES ATÉ MEADOS DE 2019... MAS NÃO SE ASSUSTEM. TUDO TEM GEITO! A DEPRESSÃO CAUSA UM DESAJUSTE EMOCIONAL TÃO GRANDE, QUE A PESSOA REALMENTE CRÊ QUE NADA PODE MUDAR PARA MELHOR. NÃO CONSEGUE ENXERGAR LUZ ALGUMA AO FIM DO TÚNEL, TODO MUNDO É UM INIMIGO EM POTENCIAL, PORQUE NADA FAZEM PARA AMENIZAR ESSA DOR, ESSE DESCONFORTO ÍNTIMO QUE DEIXA A VÍTIMA ( PORQUE É ASSIM QUE SE SENTE) ATOLADA NUM LAMAÇAL, EM PLENA ESCURIDÃO. NÃO É BRINCADEIRA, NÃO É MANIA, NÃO É COISA PASSAGEIRA.
      É SÉRIO, E MUITO! ACONTECE COM CADA UM DE NÓS INÚMEROS MOMENTOS POR ONDE PASSAMOS POR MAUS BOCADOS. NOS ENTRISTECEMOS, BRIGAMOS, SOMOS MUITAS VEZES AGRESSIVOS. PORÉM, PASSA! NO DEPRESSIVO ESSES SINTOMAS E OUTROS MAIS SE ALARGAM, FICAM MAIS INTENSOS...AS LÁGRIMAS SÃO MAIS DOÍDAS, PROFUNDAS, UMA LAMENTAÇÃO. A PESSOA PENSA SER UM TRAPO HUMANO, FALA SOZINHO COM O ESPELHO, XINGA AOS QUATROS VENTOS E SE DEIXA ABATER PELA LETARGIA. CADA CASO É UM CASO!
      NA MAIORIA DAS VEZES, O DEPRIMIDO PENSA QUE TODOS PERCEBEM E NÃO QUEREM AJUDAR, AS VEZES TEM RAZÃO EM PARTE. PORQUE AS PESSOAS VIVEM NUM MUNDO TÃO LOUCO QUE PASSAM DESPERCEBIDOS EMBAIXO DOS PRÓPRIOS OLHOS QUE SEU FAMILIAR ESTÁ" DOENTE".
      MUITAS VEZES SÃO INTERPRETADOS COMO PREGUIÇOSOS, OU QUEREM CHAMAR Á ATENÇÃO! CUIDADO! A PESSOA QUANDO ESTÁ EM ESTADO CRÍTICO NÃO MEDE CONSEQUÊNCIAS. NÓS MULHERES VIVEMOS COM A TPM COM MENOR OU MAIOR GRAU EM CASOS DIFERENTES, LIDAMOS DA MELHOR MANEIRA E SABEMOS QUE ISSO IRRITA BASTANTE E TOMAMOS DECISÕES LOUCAS NESSE PERÍODO. TERMINA NAMORO, CASAMENTO, AMIZADE, OFENDE O PAPA, A MÃE DO VIZINHO, O CACHORRO SOFRE. NA DEPRESSÃO É ASSIM COM UMA LENTE DE AUMENTO CEM VEZES MAIOR! HÁ MOMENTOS DE EUFORIA QUE A PESSOA EXPERIMENTA VONTADE DE LUTAR É AÍ QUE O FAMILIAR CONFUNDE TUDO. É IMPORTANTE PARA VOCÊ QUE ESTÁ CONVIVENDO COM UM DEPRESIVO, FALO ASSIM PORQUE É UMA DOENÇA, NÃO É MANIA. EXISTEM REMÉDIOS QUE HOJE AJUDAM MUITO A CONTROLAR, MAS HÁ OUTROS MEIOS COMO ALGUMA TERAPIA DE AJUDA PARA QUEM PODE, OU FAZER ALGUM TIPO DE ATIVIDADE QUE MAIS AGRADE, SABEMOS QUE QUEM ESTÁ ASSIM NADA QUER FAZER, MAS VOCÊ QUE ESTÁ NESSA SITUAÇÃO TEM QUE ENTENDER QUE NÃO ESTÁ SÓ. FALE DE SEU PROBLEMA DE FORMA ABERTA, PEÇA AJUDA, LUTE UM POUCO MAIS E A CADA DIA DÊ UM PASSO MAIS LARGO. PORQUE A DEPRESSÃO É COMO UM INVEJOSO QUE QUER TUDO O QUE VOCÊ TEM DE BOM E TE DEIXAR NA PIOR SOZINHO COM ELA TE RONDANDO. TENHA AMOR POR VOCÊ, AINDA QUE NÃO SINTA ALGUM SENTIMENTO,ISSO NÃO É VERDADE!
      PENSE POSITIVO, NÃO DEIXE QUE AS DÍVIDAS, A FALTA DE COMPANHIA DE ALGUÉM QUERIDO TE DEIXE ABATIDO, NADA DISSO! BUSQUE EM OUTRAS PESSOAS OU ATIVIDADES SUPRIR ESSA FALTA QUE PODE SER MOMENTÃNEA.
     APRENDA QUE VOCÊ É ÚNICO E ESPECIAL. OLHE-SE NO ESPELHO E DIGA PRA SÍ " EU POSSO VENCER ISSO", EU SOU ESPECIAL E NÃO MEREÇO. DEUS ME FEZ PARA SER PERFEITO COMO SUA IMAGEM ENTÃO ISSO É CONTRADITÓRIO EM MINHA VIDA. NÃO DEIXE DE TOMAR SUA MEDICAÇÃO SE JÁ FAZ USO, CASO ESTEJA SENTINDO-SE MAL PEÇA A SEU MÉDICO NOVA AVALIAÇÃO. NÃO MERGULHE DE CABEÇA NUMA ROCHA PORQUE SUA DOR SÓ VOCÊ SENTIRÁ NA PELE, OS DEMAIS SENTEM PENA MAS NÃO PODEM EXTRAIR UM NOVO SER DE DENTRO DESCA CASCA . AME-SE! ORE! PEÇA! FALE...MAS VIVA!

LAURA GARRIDO